21 de fevereiro de 2017

Novo tipo de papel pode ser impresso com a luz e apagado com o calor

Pesquisadores desenvolveram um novo tipo de papel que usa a luz ultravioleta na impressão, o calor na remoção da tinta e que ainda pode ser reutilizado mais de 80 vezes.

Em estudo publicado no periódico Nano Letters, os cientistas do Laboratório Nacional Lawrence e das universidades da Califórnia, Riversidade, e Shandong, explicam que o primeiro passo para desenvolver o papel foi criar nanopartículas de dois materiais: um pigmento azul e o dióxido de titânio. 
As nanopartículas são propriedades milhões de vezes menores e mais finas que o cabelo humano. As do pigmento azul perdem a cor quando ganham elétrons e as de dióxido de titânio aceleram reações químicas ao serem expostas à luz ultravioleta.
No experimento, os cientistas misturaram os dois tipos de nanopartículas e aplicaram uma camada em uma folha de papel normal. Em um primeiro momento, ela fica completamente azul. Em seguida, o papel foi exposto à luz ultravioleta, que faz com que as nanopartículas de dióxido de titânio liberem elétrons para as nanopartículas do pigmento azul, tirando a cor do azul e deixando o material branco. Quando a luz é focada em formatos, é possível imprimir as palavras de acordo com o a cor de fundo.
O papel volta ao normal após cinco dias. Para acelerar o processo, basta expor a folha ao calor — a uma temperatura de 120ºC, ela volta ao seu estado original em apenas 10 minutos. 
Segundo o pesquisador Yadong Yin, que conduziu o estudo, o novo papel pode competir no mercado com o papel convencional. "Os materiais são baratos e o custo de produção pode ser baixo já que a aplicação na superfície do papel pode ser feita por processos simples", disse em entrevista ao Phys. "O mais importante é que esse papel pode ser reutilizado mais de 80 vezes, o que pode reduzir o custo total."
No momento, os cientistas estão focados em encontrar formas práticas de utilizar o material. "Nosso próximo passo é construir uma impressora a laser para trabalhar com esse papel e permitir a impressão rápida", afirma Yin.
(Com informações do Quartz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário