12 de julho de 2015

15 sinais de que as brigas com o parceiro são um problema para valer

É fato: todos os casais brigam. “Não adianta não brigar e estar acumulando mágoas ou não sendo verdadeiro. Isso não é saudável com o passar do tempo
No entanto, algumas (ou muitas) brigas podem ser motivadas por problemas sérios no relacionamento, sendo que o acúmulo de mágoas causado por elas tende a acabar com o amor. Confira 15 sinais de que há algo errado por trás das discussões

MENTIRA

Um dos principais motivos para tanta briga são mentiras constantes? Isso inclui não dizer o verdadeiro salário, omitir que esteve com alguém que o parceiro não gosta ou que pegou um empréstimo no banco. “São questões que abalam a confiança e a parceria no relacionamento, causam brigas e mágoas profundas. Procure evitar mentiras, omissões, ninguém gosta de se sentir enganado, traído. Reconquistar a confiança de alguém ferido é algo bem difícil, pode custar o relacionamento”, comentou Triana.

EXCESSO DE DR
A famosa “DR” (discutir a relação), quando produtiva, faz bem, já que uma comunicação eficiente é a chave para o sucesso do relacionamento. “Dedique tempo para ser claro. Aprenda a falar cuidadosamente para ser entendido, não use meias palavras. E ouvir cuidadosamente para entender é importante também”, opinou a psicóloga Renata. No entanto, excesso de “DR”, em que se discute qualquer coisa em qualquer local, com cobranças e críticas em exagero, é um sinônimo de problemas maiores.

FALTA DE PERDÃO
Durante as brigas, um fica jogando na cara do outro problemas do passado? Então, isso quer dizer que não foram perdoados. “Se não é possível esquecer, mas a pessoa se dispôs a aceitar uma situação, uma traição, uma mentira, uma ofensa, seja lá o que for, ela deve aprender a conviver com sua dor e anseios e não trazer à tona o problema antigo cada vez que estiver de cabeça quente”, recomendou Triana. Caso isso não seja possível, é sinal de que o relacionamento está fadado ao fracasso.

CARA EMBURRADA
Na contramão do excesso de discussão está a falta de diálogo. Assim, ou estão brigando ou mudos e de cara emburrada. “Uma relação precisa ser trabalhada. Comunicação eficiente é a chave para o sucesso do relacionamento. ‘DR’ (discutir a relação) produtiva faz um bem danado à saúde conjugal”, comentou Triana.

NÃO RESPEITAR MAIS OS OUTROS
O problema é tão grande e os ânimos estão tão alterados que vocês já estão brigando na frente de filhos, amigos, parentes, um ofendendo o outro já sem muito filtro. Não deixe as coisas chegarem a esse ponto. Procure a ajuda de um psicólogo ou terapeuta de casais

VIDAS INDEPENDENTES

As brigas são tão frequentes que a admiração acabou, o respeito é pouco, o sexo raro, as conversas sempre difíceis. Assim, os dois passam a ter vidas independentes. A mulher só sai com as amigas, enquanto o homem gasta muito tempo com esporte, por exemplo. Isso indica que o relacionamento não vai nada bem.

FALTA DE RESPEITO
Quando as brigas são constantes e os parceiros começam a se exaltar demais e a dizer coisas sem pensar, passa-se a ofender e desrespeitar o outro. “Aí começamos a descer a escada para fim do relacionamento ou para sua falência”, comentou Triana. “Quando um deles se sente desrespeitado, o outro irá reagir de maneira desrespeitosa, mas o que realmente quer é que o outro entenda que ele não está se sentido amado”, completou Renata.
CIUMES

Sentir ciúme é algo natural, mas o excesso pode levar a brigas constantes, que podem acabar com o relacionamento com o passar do tempo. Segundo a psicóloga Triana, se não há base de confiança, outros pilares não podem ser construídos e o casal vive um círculo vicioso de desavenças




FALTA DE OBJETIVOS EM COMUM
As brigas excessivas podem acontecer por falta de objetivos em comum variados. Um quer morar em outro país enquanto o outro prefere formar uma família na cidade natal? Um deseja filhos e o outro não tem esse plano? Essas diferenças podem colocar fim a um relacionamento ou tornar a convivência desagradável, levando a muitas brigas.

FALTA DE ADMIRAÇÃO
A admiração dá base ao relacionamento e alimenta a libido e o amor. Se o casal briga em demasia, um vai perdendo a admiração pelo outro e, consequentemente, outras coisas que os mantêm unidos.

FALTA DE LIBIDO

Brigas constantes interferem diretamente na libido. Quanto mais magoados, menos vontade terão de namorar e, assim, se afastam cada vez mais.




VIOLÊNCIA FISICA OU PSICOLOGICA

A ira tem um lado positivo e outro negativo, e um dos grandes desafios do casal é manter o domínio e o controle sobre nosso egoísmo, ciúmes, imaturidade, falta de respeito, falta de amor”, relatou a psicóloga Renata. Quando as brigas chegam ao ponto da violência física ou psicológica, o relacionamento já passou do sinal vermelho. “Humilhar, desmerecer, tratar com desprezo são sinais de abuso moral e nada combinam com um relacionamento afetivo. Essa agressividade mal canalizada deve ter uma origem e não deve ser escoada sobre o parceiro. Se você sente tudo o que verbaliza sobre ele, deve partir para outra”, recomendou Triana.

DIFERENÇAS
As diferenças são complementares, mas, se são muitas, podem dificultar o relacionamento e causar brigas infindáveis. “Portanto, melhor estar com quem você tem mais afinidades, se parece mais. As chances do relacionamento dar certo aumentam significativamente”, opinou Triana. “Cada pessoa tem um modo de agir e de funcionar. Essa diferença pode ser o estopim de grandes brigas. Ao aprender a se conhecer e também a conhecer e respeitar o outro que está ao meu lado, haverá maior habilidade em conviver com as diferenças do outro e até em conjunto melhorá-las” 
Sendo assim, não adianta achar que pode simplesmente mudar o outro. “As pessoas se adaptam às outras ou evoluem num relacionamento quando se gostam e querem que ele funcione. Não adiantar impor ou exigir, toda mudança virá por meio de comunicação eficiente e muito diálogo, não por imposição ou brigas”, lembrou a psicoterapeuta Triana.

DINHEIRO

Administrar o dinheiro também é um ponto importante no relacionamento e traz sérios desentendimentos entre casais quando não há objetivos financeiros comuns. Assim, o estresse é constante, o que pode desencadear brigas sérias.






FALTA DE LIMITES

Muitas vezes, as pessoas têm dificuldades de dizer “sim” e “não”. “Como consequência, os nossos relacionamentos perdem limites e fronteiras, e passamos a invadir o território do outro ou a sermos invadidos, o que traz sérios prejuízos para ambos”, comentou a psicóloga Renata. O resultado são brigas em excesso e preocupantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário