3 de agosto de 2016

Conheça a origem e saiba como prevenir a cãibra

A cãibra é a contração dolorosa e sorrateira dos músculos. Pode durar desde segundos até minutos. A única constante é o sofrimento de quem passa por esse problema. Mas apesar de tanta dor, não se trata de um quadro grave. Além disso, é possível prevenir o seu surgimento 

Origem da cãibra
A dor causada pela cãibra é reflexo de uma contração involuntária dos músculos. Isso somente acontece quando existe carência de sais minerais e até de água no corpo. Em geral, a região afetada está com pouca quantidade de sódio, potássio e outros nutrientes, por exemplo.
O problema costuma aparecer após a prática exaustiva de alguma atividade física. É uma consequência do esforço muscular somado à falta de nutrientes. No entanto, a cãibra também pode surgir durante o sono, pois é quando o corpo e os músculos relaxam.

Como aliviar a dor
Se você for pego por uma crise de cãibra, a dica é se alongar. Esticar a área que está sofrendo a contração promoverá uma melhor circulação do sangue naquela região. Com isso, os nutrientes que estão ausentes nessa área serão repostos.

Mas esse incômodo não pode se tornar constante. Caso as cãibras estejam ocorrendo com frequência, a recomendação é procurar um profissional e fazer uma análise. Talvez o problema seja nas articulações, o que exige um olhar mais aprofundado.

Para a prevenção da cãibra, o indicado é alterar alguns hábitos de vida e da alimentação. Veja algumas dicas:

Calçados
É importante usar o calçado adequado para a prática de exercícios físicos. Isso se reflete na musculatura. O mesmo vale para quem fica muito tempo em pé.

Alimentação
É preciso se alimentar de forma saudável. Os alimentos com nutrientes que podem ajudar a prevenir as dores são uva, castanha-do-pará, amendoim, aveia, banana, beterraba, batata, repolho, avelã, verduras escuras e frutas.

Água
Manter o corpo constantemente hidratado é outra dica básica para não sofrer com as cãibras.

Exercícios

A prática de atividades físicas é necessária e sempre recomendada. Mas os limites do corpo devem ser respeitados e não podem chegar a causar dores devido o desgaste. Não é à toa que o problema é comum em atletas profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário