24 de janeiro de 2017

Meu cachorro come muito rápido. O que fazer?

Hoje vamos falar sobre um tema muito importante e presente no dia a dia de muitos cães e seus donos. O seu cachorro come muito rápido? Ele já engasgou ou vomitou após a refeição por esse motivo? Você alguma vez já se preocupou ou pensou qual poderia ser o motivo pra ele fazer isso? Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, esse post é para você!

Meu cachorro come muito rápido. O que isso pode causar?

Quando seu cãozinho ingere a ração de forma muito rápida ele também acaba engolindo ar e isso pode gerar arrotos e flatos (o famoso pum). Comer muito rápido também pode ocasionar engasgos, vômitos, má digestão, torção gástrica (principalmente em raças grandes) e até asfixia por não mastigar direito o alimento.
Uma observação importante: Caso seu pet fique apático, com o abdome inchado, ande curvado e não consiga vomitar após se alimentar, corra imediatamente para o veterinário mais próximo. A torção gástrica é uma enfermidade muito grave e que precisa de atendimento imediato.
Você precisa se perguntar algumas coisas antes de começar qualquer mudança:
  • Quantas vezes meu cão é alimentado no dia?
  • A ração que eu estou oferecendo é de qualidade? Ela supre todas as necessidades nutricionais dele?
  • O grão da ração é do tamanho ideal para a raça e tamanho do meu cão?
  • Meu pet é possessivo com a comida?
  • As necessidades básicas (atividade física, mental e social) estão sendo supridas?
A ida ao veterinário é a primeira atitude que você precisa tomar. Na clínica, o médico veterinário vai avaliar se está tudo bem com o seu pet, se existe a possibilidade de infestação parasitária (os parasitas intestinais afetam na absorção dos nutrientes pelo cão, e isso ocasionará um aumento no apetite) e também se a quantidade de ração oferecida diariamente está correta.

Por que o cachorro come tão rápido assim?

Não necessariamente um cão que come rápido está com fome. Na verdade, esse tipo de atitude está mais relacionada com o comportamento (apetite mental) do que com a fome (sensação física de fome). O comportamento de comer rápido pode se iniciar antes mesmo do filhote sair da ninhada e ir para um novo lar, como por exemplo na amamentação da mãe com os filhotes. Em ninhadas grandes os filhotes precisam se esforçar para conseguir mamar, e isso significa competir com os outros irmãozinhos para conseguir se alimentar. Isso gera um comportamento de disputa por alimento e o filhote leva esse aprendizado para o novo lar. Mesmo quando não há outro animal na casa, esse comportamento pode existir.
Essa foi a forma que a natureza criou para gerar o apetite mental nos animais. É como se a natureza preparasse os filhotes para se esforçarem e irem em busca do seu próprio alimento. Se esforçar e gastar energia para se alimentar é natural para os cães. Na natureza a maior parte do gasto energético dos animais é durante a alimentação, seja procurando pela comida e caçando, no caso dos carnívoros, seja andando muitos quilômetros atrás de pastagens, no caso dos herbívoros. O modo como o cão se alimenta não é errado, isso é normal porque existe um apetite mental que foi construído quando o cão era filhote. Quando fornecemos a ração de forma fácil em um comedouro, a maioria deles simplesmente engole a ração de forma rápida e não gasta energia nenhuma.
Quem nunca viu aquele filhote ou até mesmo adulto que come como se não houvesse amanhã? Por essa razão, o horário da refeição pode gerar uma certa competição por comida e possíveis brigas, principalmente em casas que possuam dois ou mais cães.
Talvez seu cão coma muito rápido porque é ansioso. Lembre sempre de oferecer uma rotina saudável com passeios regulares, enriquecimento ambiental e uma vida social com outros cães e pessoas. Os cães precisam ter suas necessidades básicas supridas. Você sabe quais são essas necessidades? Basicamente elas se resumem em atividade físicaatividade mental e atividade social. Vou explicar sobre essas necessidades no próximo artigo!
É importante lembrar que algumas raças tem predisposição para serem mais gulosas, como os pugs, labradores, beagles, bulldogs, entre outros.

Cachorro que come muito rápido: o que fazer?

Confira algumas dicas:
1) Utilize brinquedos interativos (veja alguns aqui) que consiga colocar a ração dentro. Dê um pouco de trabalho para seu peludo comer e se manter ocupado enquanto come, assim ele vai comer mais devagar.
2) Alimente-o enquanto treina! Essa é sem dúvida uma ótima opção. Aproveite o horário da comida para treinar alguns comandos de obediência e truques. Além se gastar energia e fazer atividades, você criará um vinculo maior com seu pet!
3) Divida a refeição em várias partes ao dia. Se o seu pet normalmente come 2 vezes ao dia, passe a oferecer 3 ou 4 vezes. *Sempre respeitando a quantidade diária ideal para o peso e idade dele.
4) Existem também alguns comedouros específicos para dificultar que seu cão coma rápido. Esse tipo de comedouro possui alguns obstáculos dentro e dificulta a apreensão da ração 
5) Outra opção é colocar a ração em um comedouro de ponta cabeça. O comedouro vai ficar parecido com uma forma de fazer pudim. Assim, a ração vai ficar só nas bordas, dificultando e diminuindo o tempo que o cão se alimenta.
6) Coloque alguns objetos (grandes e que ele não consiga engolir por engano) dentro do comedouro. Desse modo o pet vai precisar desviar do objeto para comer a ração.
7) Se tiver dois cães ou mais, coloque os para comer em tigelas diferentes e, se possível, afastados um do outro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário